22/05/2012


22/05/2012


A aula iniciou com a professora Ana Clara promovendo um debate sobre o descobrimento do Brasil e o capítulo 2 do nosso livro. Houve um sorteio para a escolha dos debatedores e interlocutores.
     Os debatedores escolhidos foram: Yara, Frederico, Juliana e Carolina.    Os interlocutores escolhidos foram: Gabriela Paula, Marina Galindo, Maria Carolina, Lívia, Louise, Helen, Gabriela Duarte e Vitória.     As perguntas debatidas foram:

1. Por que o mercantilismo era também conhecido como metalismo? (Marina Galindo)Resposta: O mercantilismo era também conhecido como metalismo pois acumular metais preciosos era um meio para obter riqueza em terras, prosperidade e títulos de nobreza.

2. Para manter uma balança comercial favorável, o que Portugal fazia? (Maria Carolina)Resposta: Eles obtinham riquezas por meio de uma balança comercial favorável, ou seja, para isso eles mais exportavam as mercadorias obtidas do que importavam.

3. Qual era a base da economia do tempo colonial no Brasil? (Lívia)Resposta: Era o café, além da cana-de-açúcar e as pedras preciosas.

4. As colônias serviam como complementos econômicos dos países que a dominavam (as metrópoles). O que isso significa? (Helen) 
Resposta: Isso significa que deviam fornecer produtos inexistentes ou de baixa produtividade na Europa, como a cana-de-açúcar e o pau-brasil.

5. As metrópoles forneciam às colônias produtos manufaturados. Quais eram esses produtos? (Gabriela Duarte)Resposta: Eram produtos como tecidos, louças, armas e ferramentas.

Postado por Natielle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário