Hoje a aula iniciou com a professora Ana Clara sugerindo nossa ida novamente ao laboratório de informática para continuarmos com a revisão dos blogs que não tinham sido avaliados na aula anterior. E foi sugerido novamente aos grupos que já tinham sido avaliados deveriam continuar pesquisando sobre o escravismo e sobre a escravidão e postar no blog.
Escravidão Indígena no Brasil
Com efetivo início da colonização do Brasil, os portugueses tinham a necessidade de empreender um modelo de exploração econômica das terras que fosse capaz de gerar lucro em pouco tempo. Para tanto, precisariam de uma ampla mão-de-obra capaz de produzir riquezas em grande quantidade e, dessa forma, garantir margens de lucro cada vez maiores para os cofres da Coroa Portuguesa. Contudo, quem poderia dispor de sua força de trabalho para tão ambicioso projeto?
A escravidão indígena foi oficialmente extinta no século XVIII, momento em que o marquês de Pombal estabeleceu um conjunto de transformações na administração colonial. Primeiramente, ordenou a expulsão dos jesuítas do Brasil mediante a ampla influência política e econômica que tinha dentro da colônia. Logo depois, em 1757, proibiu a escravidão indígena e transformou algumas aldeias em vilas submetidas ao poderio da Coroa.

Postado por Natielle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário