A aula iniciou com a professora Ana Clara falando sobre o capítulo 2 - "Escravidão Indígena no Brasil". A professora passou no quadro o fichamento sobre o capítulo 2.
Aconteceu um pequeno debate com os colegas Jader, Ana Beatriz, Anna Carolina, Daniela , Vitória e Ingrid, onde a professora fez algumas perguntas sobre o descobrimento do Brasil.
No dia 25/05 será cobrada leitura do livro "A Idade Média explicada aos meus filhos", quando acontecerá um debate sobre o mesmo. Valerá pontos de participação para a 2ª etapa.
A Escravidão Indígena no Brasil
A fase do descobrimento das terras Brasileiras ocorreu em um período das Grandes navegações, onde Portugal e Espanha estavam em busca de novas terras. Essas perigosas viagens tinham unicamente interesses econômicos, pois, achar novas terras significava novas riquezas e novos escravos.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, deparou-se com povos jamais vistos antes de língua, costumes e modos de vida bastante diversificados.
1- O Período Colonial
Entende-se que este período é quando o Brasil está em total domínio econômico e social com Portugal.
1.2- Os Movimentos Sociais
Confederação dos Tamoios (1554-1567)
Está é a primeira rebelião da historia Brasileira.
Os Indígenas tupis uniram-se aos não tupis, com o objetivo de combater os portugueses, que tentaram escravizá-los. Esses Indígenas ficaram conhecidos como Tamoios.
Houve um grande apoio de Franceses que queriam estabelecer uma colônia na região.
A intervenção dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Eles conseguiram a paz e os Portugueses foram obrigados a libertar os Indígenas que se encontravam escravizados.
Postado por Natielle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário