28/05/2012 e 29/05/2012

28/05/2012 e 29/05/2012

Na aula de hoje iniciou com a professora fazendo um debate diferente onde os alunos iriam fazer perguntas e tirar a dúvidas que ainda persistiam.Foi passado um esquema no quadro sobre os ciclos da economia colonial.


1º Ciclo: Extrativismo Vegetal - economia natural
  • natural - pau-brasil
  • "escambo"
  • escravização
2º Ciclo: Açúcar - economia açucareira (a partir de 1530 até o séc. XVIII)
  • cultura da cana de açúcar em grande escala para exportação
  • monocultura
  • mão-de-obra escrava
3º Ciclo: Extrativismo Mineral ou "Ciclo do Ouro" - séc. XVII-XIX
  • consequência do movimento das "Entradas e Bandeiras", que acabaram por encontrar o tão sonhado ouro e as pedras preciosas em Minas Gerais e no Mato Grosso.
  • na região onde hoje é o Estado de Minas Gerais
  • desenvolvimento urbano: surgem as primeiras cidades (Mariana, Sabará, Ouro-Preto, S. João Del Rei, Caeté, Diamantina, Serro, etc.)
  • o período de maior riqueza, desenvolvimento social, urbano, cultural, etc.



Postado por Natielle.

25/05/2012

25/05/2012


A aula iniciou com a professora Ana Clara realizando um debate novamente sobre o capítulo 2 do livro e o roteiro de estudos passado no dia 21/05/2012,mas de uma maneira diferente. Ela dividiu a turma em dois grupos. Um grupo fazia a pergunta e o outro grupo dava a resposta. 

Perguntas:1)- Qual foi a reação dos portugueses ao chegarem ao Brasil?( Tainá)- A reação dos portugueses ao chegarem ao Brasil foi de surpresa pois pensavam que não era habitado, eles também tiveram outras duas reações a de alegria pois o Brasil era cheio de diversas plantas e principalmente no pau-brasil e a de espanto pois encontrou os índios nus, como não era de costume dos portugueses.


2°)-Quais eram as características do mercantilismo e qual era o outro nome que ele recebia?(Matheus Marçal)
-As características do mercantilismo eram a busca de metais precioso e a balança comercial favorável o outro nome do mercantilismo era metalismo.


Postado por Natielle.

22/05/2012


22/05/2012


A aula iniciou com a professora Ana Clara promovendo um debate sobre o descobrimento do Brasil e o capítulo 2 do nosso livro. Houve um sorteio para a escolha dos debatedores e interlocutores.
     Os debatedores escolhidos foram: Yara, Frederico, Juliana e Carolina.    Os interlocutores escolhidos foram: Gabriela Paula, Marina Galindo, Maria Carolina, Lívia, Louise, Helen, Gabriela Duarte e Vitória.     As perguntas debatidas foram:

1. Por que o mercantilismo era também conhecido como metalismo? (Marina Galindo)Resposta: O mercantilismo era também conhecido como metalismo pois acumular metais preciosos era um meio para obter riqueza em terras, prosperidade e títulos de nobreza.

2. Para manter uma balança comercial favorável, o que Portugal fazia? (Maria Carolina)Resposta: Eles obtinham riquezas por meio de uma balança comercial favorável, ou seja, para isso eles mais exportavam as mercadorias obtidas do que importavam.

3. Qual era a base da economia do tempo colonial no Brasil? (Lívia)Resposta: Era o café, além da cana-de-açúcar e as pedras preciosas.

4. As colônias serviam como complementos econômicos dos países que a dominavam (as metrópoles). O que isso significa? (Helen) 
Resposta: Isso significa que deviam fornecer produtos inexistentes ou de baixa produtividade na Europa, como a cana-de-açúcar e o pau-brasil.

5. As metrópoles forneciam às colônias produtos manufaturados. Quais eram esses produtos? (Gabriela Duarte)Resposta: Eram produtos como tecidos, louças, armas e ferramentas.

Postado por Natielle.

21/05/2012

21/05/2012



A aula iniciou com a professora Ana Clara falando sobre o capítulo 2 - "Escravidão Indígena no Brasil". A professora passou no quadro o fichamento sobre o capítulo 2. 
Aconteceu um pequeno debate com os colegas Jader, Ana Beatriz, Anna Carolina, Daniela , Vitória e  Ingrid, onde a professora fez algumas  perguntas sobre o descobrimento do Brasil.
 No dia 25/05 será cobrada leitura do livro "A Idade Média explicada aos meus filhos", quando acontecerá um  debate sobre o mesmo. Valerá pontos de participação para a 2ª etapa.

A Escravidão Indígena no Brasil

A fase do descobrimento das terras Brasileiras ocorreu em um período das Grandes navegações, onde Portugal e Espanha estavam em busca de novas terras. Essas perigosas viagens tinham unicamente interesses econômicos, pois, achar novas terras significava novas riquezas e novos escravos.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, deparou-se com povos jamais vistos antes de língua, costumes e modos de vida bastante diversificados. 
1- O Período Colonial
 Entende-se que este período é quando o Brasil está em total domínio econômico e social com Portugal.
1.2- Os Movimentos Sociais
Confederação dos Tamoios (1554-1567)
Está é a primeira rebelião da historia Brasileira.
Os Indígenas tupis uniram-se aos não tupis, com o objetivo de combater os portugueses, que tentaram escravizá-los. Esses Indígenas ficaram conhecidos como Tamoios.
Houve um grande apoio de Franceses que queriam estabelecer uma colônia na região.
A intervenção dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Eles conseguiram a paz e os Portugueses foram obrigados a libertar os Indígenas que se encontravam escravizados. 

Postado por Natielle.

18/05/2012

18/05/2012

A aula iniciou com a professora Ana Clara falando sobre as notas da 1a. etapa, falou sobre a recuperação paralela e informou que o resultado não foi como o esperado.
Falou sobre o rodízio dos alunos que seria toda segunda-feira e que a alteração deveria ser mantida por toda a semana. A professora salientou que esperava um resultado melhor para a 2a. etapa.
Foto: estudante escrevendo
Postado por Natielle.

15/05/2012

15/05/2012

A aula iniciou com a professora Ana Clara  falando sobre o fechamento das notas . Além das provas e dos nove pontos distribuídos pelo professor foram avaliadas as seguintes atividades realizadas pelos alunos.

     - Portfólio virtual: 3,0 pontos
     - Resumo - Peste Negra: 3,0 pontos
     - Exercício de fixação: 3,0 pontos

     Depois discutimos de como são as aulas na nossa turma, como é a nossa participação e como o professor faz este controle.

Postado por Natielle.

14/05/2012

14/05/2012

A aula iniciou com a professora Ana Clara nos levando para o laboratório de informática para o encerramento das avaliações dos blogs restantes. Foi nos passado fontes e sites de pesquisas "Brasil Escola" e "História Net" sobre a Escravidão Indígena no Brasil.



Postado por Natielle.

11/05/2012

11/05/2012

Hoje a aula iniciou com a professora Ana Clara sugerindo nossa ida novamente ao laboratório de informática para continuarmos com a revisão dos blogs que não tinham sido avaliados  na aula anterior. E foi sugerido novamente aos grupos que já tinham sido avaliados deveriam continuar pesquisando sobre o escravismo e sobre a escravidão e postar no blog.

Escravidão Indígena no Brasil

Com efetivo início da colonização do Brasil, os portugueses tinham a necessidade de empreender um modelo de exploração econômica das terras que fosse capaz de gerar lucro em pouco tempo. Para tanto, precisariam de uma ampla mão-de-obra capaz de produzir riquezas em grande quantidade e, dessa forma, garantir margens de lucro cada vez maiores para os cofres da Coroa Portuguesa. Contudo, quem poderia dispor de sua força de trabalho para tão ambicioso projeto?


Como se não bastasse esses fatores de ordem cultural, biológica e social, a escravidão indígena também foi extensamente combatida pela Igreja no ambiente colonial. Representados pela Ordem Jesuíta, os clérigos que aportavam em terras brasileiras se envolveram em uma série de disputas em que repudiavam o interesse dos colonos em converter os índios em escravos. Tal postura se justificava no interesse que os clérigos católicos tinham em facilitar o processo de conversão religiosa dos índios.

A escravidão indígena foi oficialmente extinta no século XVIII, momento em que o marquês de Pombal estabeleceu um conjunto de transformações na administração colonial. Primeiramente, ordenou a expulsão dos jesuítas do Brasil mediante a ampla influência política e econômica que tinha dentro da colônia. Logo depois, em 1757, proibiu a escravidão indígena e transformou algumas aldeias em vilas submetidas ao poderio da Coroa.


Postado por Natielle.

07/05/2012

07/05/2012


Capítulo 2 e 3 - Escravismo e Escravidão


 A aula iniciou com a professora Ana Clara informando sobre as aulas que aconteceriam no laboratório de informática (nos dias 08/05 e 11/05), pois a mesma avaliará os blogs do portfólio.

Propôs também nos ensinar a fazer o fechamento dos capítulos 2 e 3, que seriam postados no blog  para a 2ª etapa.
Depois discutiu sobre o tema do capítulo a ser estudado sobre a escravidão onde podemos verificar que até hoje existe esta prática.O fim da escravidão legal no Brasil não foi acompanhado de políticas públicas e mudanças estruturais para a inclusão dos trabalhadores. Por isso, os escravos modernos são herdeiros dos que foram libertados em 13 de maio de 1888.

O que é escravidão?


É um tipo de trabalho voluntario obrigatório, que gera um sistema econômico, a escravidão pode ser tanto coletiva,quanto uma condição individual.


O que é escravismo?
Sistema sócio econômico em que um povo ou classe social sobrevive do trabalho forçado de outro povo ou classe social.








  A professora indicou e comentou sobre o filme "A Guerra do Fogo".


Sinopse do filme

  • O filme se passa nos tempos pré-históricos, em torno da descoberta do fogo. A tribo Ulam vive em torno de uma fonte natural de fogo. Quando este fogo se extingue, três membros saem em busca de uma nova chama. Depois de vários dias andando e enfrentando animais pré-históricos, eles encontram a tribo Ivakas, que descobriu como fazer fogo. Para que o segredo seja revelado, eles seqüestram uma mulher Ivaka. A crueldade e o rude conhecimento de ambas as tribos vão sendo revelados. O filme foi elogiado por criar ambiente e personagens convincentes, por meio da maquiagem (premiada com Oscar) e da linguagem primitiva (criada por Desmond Morris e Anthony Burgess).







Postado por Natielle.


04/05/2012

04/05/2012

A aula iniciou com a professora Ana Clara falando sobre a distribuição de pontos da primeira etapa e que ainda faltava pontuar os blogs (3 pontos). Em seguida informou que o assunto da nova etapa seria a Escravidão.

 Hoje haveria o debate do livro "A Idade Média explicada aos meus filhos", mas foi adiado (sem data definida, porque tem que acontecer no mesmo dia da turma C), e valerá pontos para a segunda etapa.
 O escravismo e escravidão (capítulos 2 e3) serão os temas para a 2ª Etapa. Foi passou no quadro 6 perguntas a respeito do tema.

 Fechamento da 1ª Etapa:

- Avaliações Oficiais:
  1ª - 8,0
  2ª - 8,0
- Integrada - 5,0
- Professora - 9,0 
 - Portfólio - 3,0
 - Peste Negra - 3,0
- Debate em sala; Participação e Interesse; Atividade em Sala - 3,0



      Escravismo e Escravidão: Capítulos 2 e 3


1) - O que é escravismo?
 É um sistema socioeconômico em que um povo ou classe social sobrevive do trabalho forçado de outro povo ou classe social / ato de escravizar.

2) - O que é escravidão? 
 É a condição em que um ser humano tem direitos de propriedade sobre o escravo, que deve cumprir ordens forçadamente.

3) - Quando acontecem estas situações? 
Quando se obriga uma pessoa a fazer algo forçadamente, onde ela vira propriedade de um dono.
4) - Porque acontecem estas situações? 
 Porque se utiliza o escravo para fazer e cumprir deveres que não se quer fazer.

5) - Como se dá uma situação de escravidão? 
 Quando uma pessoa é leiloada e vendida para um patrão que será seu dono, e poderá obriga-lá a fazer o que ele quiser.

6) - Para que é utilizada a escravidão? 
 É utilizada para exploração de trabalho, que gerará grandes riquezas.


Postado por Natielle.

08/05/2012

08/05/2012

A aula iniciou com a professora  Ana Clara indo conosco até a informática para revisar os blogs e lançar as notas da 1ª etapa. Enquanto ela olhava e avaliava os blogs, foi sugerido para quem estivesse com seus portfólios atrasados nas postagens deveria completar. Sugeriu também fazer pesquisas sobre os assuntos a serem estudados na segunda etapa ou então  adiantar a leitura dos capítulos 2 e 3 do livro. O tema da unidade é sobre a escravidão.
 
 Como não foi possível avaliar todos os blogs na aula de hoje, ficou combinado para nossa próxima aula, dia 11/05, retornarmos à informática para finalizar as avaliações.


Postado por Natielle.