Portfólio Virtual
Na aula de hoje a professora Ana Clara explicou para a turma sobre as instruções do portifólio de 2012. Conforme a professora Ana Clara, os blogs poderão ser feitos em conjunto, onde o anjo administrará o blog ou individualmente, ao mesmo tempo em conjunto. Cada componente do grupo terá seu próprio portifólio virtual, mas um auxiliará o outro indicando sobre possíveis faltas de matérias, conclusões, exercícios e atividades que foram postados no blog. Depois a professora explicou sobre como deverão ser feitas as postagens de todos os trabalhos e ainda fez uma indicação de um filme "O Senhor da Guerra" (1965).Ela solicitou que fosse feito uma resenha deste filme.
COLÉGIO SALESIANO |
Disciplina:
HISTÓRIA
Educador: Ana Clara F.
Guimarães
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Atividade: PORTFÓLIO VIRTUAL
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1. APRESENTAÇÃO
O documento “Projeto Pedagógico –
Marco Referencial” (Documentos da Rede – 01), especificamente o título III –
Marco Operativo: Princípios Psicopedagógicos, §28, item B (p.15) aponta que as
ações pedagógicas devem ser cuidadosamente planejadas quanto ao conteúdo e a
forma, de tal maneira que professor e
alunos compartilhem parcelas sempre maiores de significados em relação aos
conteúdos do currículo escolar, entendendo-se que nesse processo professor
e alunos trocam experiências e
conhecimentos, enfim, aprendem e ensinam ao mesmo tempo. Nesta relação, o papel
do professor é o de orientador das ações
e de catalisador do conhecimento produzido.
Isto posto, apresentamos a proposta
de construção do PORTFÓLIO VIRTUAL como instrumento de acompanhamento e
avaliação de desempenho dos alunos na disciplina de História, e também como
estratégia para o cumprimento dos eixos pedagógicos da RSE: aprender a aprender e aprender a fazer.
2. JUSTIFICATIVA: Por
que o Portfólio Virtual?
De acordo com a Professora Maria de
Lurdes Santos Gonçalves, da Universidade de Aveiro, Portugal:
O uso de portfólios de aprendizagem dá
relevância e visibilidade ao processo formativo de aquisição, treino e
desenvolvimento de competências.
O seu carácter compreensivo, de registo
longitudinal, permite detectar dificuldades e agir em tempo útil, ajudando o
aluno a melhorar.
Possibilita a compreensão tanto da
complexidade, como das dinâmicas de flutuação do crescimento do saber pessoal.
Valoriza e fomenta a reflexão sobre aprendizagem, o que
conduz ao desenvolvimento da meta-cognição e ao aprofundamento do auto-conhecimento
Reflecte também a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada
contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida.
Permite uma verdadeira avaliação contínua. (http://portfolio.alfarod.net/)
Em outras palavras, o Portfólio é um
instrumento eficiente na aferição da aprendizagem que promove também uma
interação afetiva entre professor e aluno, contribuindo para elevar a
auto-estima de ambos diante dos resultados positivos alcançados.
Tradicionalmente, o portfólio é “descrito como uma colecção
organizada e planeada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um
determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão
alargada e detalhada da aprendizagem” (Santos, Aveiro – Portugal). Geralmente, é apresentado em pasta
seriada, em ordem cronológica e sequencial dos conteúdos, em conformidade com o
plano de estudos e objetivos propostos.
Entretanto,
esta é uma atividade que os alunos consideram desprazerosa, pois lhes exige
tempo e dedicação aos estudos que têm como concorrentes imbatíveis os apelos
mais atrativos da televisão e do computador.
A
idéia do Portfólio Virtual não propõe apenas uma inovação tecnológica e moderna
quanto ao formato, visa aprimorar a essência mesma do conhecimento. Trata-se de
aplicar a tecnologia dos computadores e da internet na busca da informação e do
conhecimento em extensão e profundidade. É, também, uma forma de qualificar o
tempo que o aluno passa no computador em atividades estéreis e, na maioria das
vezes, deletérias.
Enfim,
trata-se de unir o útil ao agradável, transformando as redes sociais da
Internet em “pátios virtuais”.
3. OBJETIVOS
3. 1 – Objetivo Geral:
Ø Ressignificar o uso do computador e
suas ferramentas como “pátio, enquanto
espaço simbólico de convivência e de vivência da alegria, que representa o
lúdico” (pátio virtual)
3.2 – Objetivos
Específicos:
Ø Desenvolver hábitos de estudo e
pesquisa,
Ø Promover o protagonismo e a
autonomia do aluno, como sujeito do processo de ensino e aprendizagem,
construtor de si mesmo.
4. PÚBLICO-ALVO
Ø Alunos dos 8º e 9º anos – EF II
5. ESPAÇOS, RECURSOS,
ESTRATÉGIAS:
Ø Sala de aula
Ø Multimídia
Ø Laboratório de Informática
Ø Trabalhos cooperativos
Ø Projetos temáticos
interdisciplinares
Ø Fontes diversas: bibliografias
específicas, jornalísticas, literárias, filmografias e iconográficas.
6. INSTRUÇÕES PARA
ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO VIRTUAL: anexo
COLÉGIO SALESIANO |
Disciplina: HISTÓRIA Educador: Ana Clara F. Guimarães
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Atividade: INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIO VIRTUAL
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Caro(a) aluno(a),
Este ano, você fará um
PORTFÓLIO VIRTUAL contendo relatórios, resumos e pesquisas sobre todos os
assuntos trabalhados em cada aula. Portanto, você terá atividades para casa em todas
as aulas de História. Para fazer o seu PORTFOLIO, siga as instruções abaixo.
1) PARA QUE SERVE UM POTFÓLIO - o portfólio é uma estratégia que facilita a aprendizagem e permite a avaliação da
mesma. Ele serve para o aluno demonstrar o que e como está aprendendo na sala
de aula, produzindo sínteses (resumos, resenhas, relatórios) daquilo que ele
estudou durante as aulas e em casa. Assim, no final do ano, o aluno terá um
excelente material de estudo com todo o conteúdo, produzido por ele mesmo, e
que pode ser útil para si e para outras pessoas, por muito tempo (como um álbum
de família, ou um diário pessoal)
2) O QUE É UM PORTFÓLIO VIRTUAL
– É uma página virtual (blog) onde será postado todo o material produzido pelo estudante, em
ordem cronológica (de acordo com as datas das aulas e os temas trabalhados,
como um diário de classe).
3) O PORTFÓLIO VIRTUAL poderá
ser feito:
Ø Individualmente;
Ø Em
duplas;
Ø Em
trios.
Observações: No caso de duplas e trios
1.
cada
componente poderá postar seu material individualmente.
2.
o blog
será administrado pelo “Anjo” da dupla ou trio.
4) COMO FAZER O PORTFÓLIO – fazer
um PORTFÓLIO VIRTUAL de História pode ser tão interessante e divertido quanto
produzir um álbum de fotografias em porta-retrato eletrônico, um vídeo ou
colecionar qualquer coisa em arquivos virtuais. Por isto siga as “dicas”
abaixo:
Ø 1º - Não
falte às aulas; caso tenha que faltar peça ao seu Anjo ou Protegido para
lhe repassar o assunto da aula perdida;
Ø 2º - Anote
em seu caderno de aula tudo que a professora explica e escreve no quadro
(principalmente quando ela sugere outras fontes de pesquisa como filmes,
revistas, jornais, etc.);
Ø 3º -
Exponha suas dúvidas e/ou suas opiniões, assim você contribuirá para a aula
ficar mais dinâmica;
Ø 4º - Em
casa, faça a lápis no seu caderno de aula um resumo/ relatório de tudo que foi
explicado na aula
Ø 5º -
Poste o seu resumo/relatório no PORTFÓLIO VIRTUAL. Não se esqueça de por a data
da aula e título (a professora sempre põe o título no quadro).
Ø 6º -
Deixe o rascunho no caderno de aula, para discuti-lo na sala com os colegas e
Professora na aula seguinte.
Ø 7º - Seja
criativo: enriqueça o seu PORTFÓLIO VIRTUAL; pesquise sobre o assunto da aula
em seu livro e em outras fontes; ponha fotos, gravuras, desenhos e vídeos que
ilustrem o assunto trabalhado.
Ø 8º -
Quanto mais caprichado for o seu PORTFÓLIO VIRTUAL, mais será valorizado.
Ø 9º -
Quando tiver alguma dúvida, peça ajuda à sua professora na escola, ou aos pais
em casa.
Ø 10º - O PORTIFÓLIO VIRTUAL é uma tarefa
diária, não deixe acumular conteúdos.
5) AVALIAÇÃO – A
professora acessará o seu PORTFÓLIO VIRTUAL ao longo de cada etapa, para
avaliar o seu desempenho nas aulas, sem
aviso prévio. Por isto, informe o endereço do seu Blog e mantenha o seu
PORTFÓLIO VIRTUAL sempre atualizado.
a nota do PORTFÓLIO VIRTUAL terá valor igual a 10% do
total de pontos de cada etapa.
A história passa no século XI e conta a saga do poderoso
Duque Willian de Ghent e seu leal cavaleiro, Chrysagon que junto com seus guerreiros
que tinham a missão de guardar e proteger as terra na costa da Normandia de ataques
de guerreiros de Frisian. Diante de toda esta situação o senhor da guerra
descobre que está apaixonado pela filha do ancião da vila, que é uma simples camponesa e que está prestes a se casar.
A história segue com muito luta ao estilo de capa e espada.
Uma aventura medieval, como muita ação. Na realidade, é um drama romântico e sério, baseado na peça "The Lovers", de Leslie Stevens. Trata de um assunto pouco abordado, o chamado Direito à Primeira Noite, que tinham os Senhores Feudais (eles podiam tirar a virgindade das noivas, mas depois tinham que devolver a moça ao seu noivo.Entretanto no filme o herói recusa-se a devolvê-la.
É um filme de época e tem bastante realidade nas cenas de ação.
Postado por Natielle.
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